terça-feira, 13 de maio de 2014

Entrega de Documentos Digitais



Com a intenção de tornar o atendimento cada vez mais conveniente ao cidadão, a Receita Federal disponibiliza a modalidade de juntada de documentos digitalizados diretamente a um dossiê digital de atendimento ou a um processo digital em trâmite no órgão.
O dossiê digital de atendimento é o procedimento administrativo por meio do qual, em geral, devem ser solicitados serviços por meio digital. Somente poderão ser solicitados por essa via os serviços definidos pela Receita Federal para conhecer a lista de serviços disponíveis para entrega digital).
Para fazer a juntada diretamente, é necessário:
- Abrir um dossiê digital de atendimento em qualquer Unidade de Atendimento da Receita Federal;
- Possuir Certificado Digital, para juntada a dossiê digital de atendimento, ou ser optante do Domicílio Tributário Eletrônico (DTE), para juntada a processo digital.
• Abrir um Dossiê Digital de Atendimento;
• Solicitar a Juntada de Documentos Digitais ao Dossiê de Atendimento;
• Acompanhar a Análise do Serviço Solicitado por Dossiê de Atendimento;
• Serviços e Documentação para Entrega de Documentação Digital;
• Programas para Entrega de Documentação Digital;
• Perguntas e Respostas;
 • Legislação Relacionada.

Abrir um Dossiê Digital de Atendimento

Preencha o formulário Solicitação de Dossiê Digital de Atendimento (Sodea), gere um arquivo no formado PDF e nomeie esse arquivo como "sodea.pdf".
A abertura do dossiê pode ser realizada com ou sem o uso de Certificado Digital.

Com uso de Certificado Digital ICP-Brasil

Assine digitalmente o arquivo. Caso o signatário não seja o representante legal da empresa, o arquivo poderá ser assinado digitalmente por procurador constituído mediante "Procuração para o Portal e-CAC", com opção "processos digitais". Grave o arquivo assinado em um dispositivo móvel de armazenamento para entrega em qualquer unidade de atendimento da Receita Federal.

Sem o uso de Certificado Digital ICP-Brasil

Imprima e assine, manualmente, a Solicitação de Dossiê Digital de Atendimento. Após, digitalize a solicitação, bem como os documentos de identificação do signatário. Deve ser utilizada a mesma assinatura constante do documento de identificação, para que seja possível a conferência no momento da recepção.
Se o documento for assinado por procurador, digitalize também a procuração e os documentos de identificação do outorgante e do outorgado.
Os arquivos digitalizados devem ser gravados no mesmo dispositivo de armazenamento para entrega em qualquer unidade de atendimento da Receita Federal.

 Solicitar a Juntada de Documentos Digitais ao Dossiê de Atendimento

Após aberto o dossiê digital de atendimento, o interessado terá 30 (trinta) dias para solicitar a juntada da documentação necessária. Após esse prazo o dossiê perde a validade.
Há duas formas de solicitar a juntada de documentos a dossiê digital de atendimento:
• pela internet, por meio do Programa Gerador de Solicitações de Juntada de Documentos (PGS);
• presencialmente, em qualquer Unidade de Atendimento da Receita Federal.

Documentação a ser juntada

O documento mais importante e imprescindível é o requerimento com a especificação do serviço pretendido e as informações necessárias e suficientes para o encaminhamento e análise do mérito. Esse requerimento deve ser apresentado no formulário próprio de cada serviço. Somente será aceito um requerimento de serviço por dossiê digital de atendimento.
Além do requerimento de serviço, na maior parte dos casos a legislação requer a apresentação de outros documentos exigidos para a análise e conclusão do serviço. Esses documentos deverão também ser juntados à documentação que será entregue em meio digital.

Solicitando a juntada de documentos pela Internet com uso de Certificado Digital ICP-Brasil

Para solicitar a juntada da documentação a um dossiê digital de atendimento pela Internet, é necessário que o interessado possua certificado digital e siga as instruções abaixo:
1. Digitalize e organize a documentação a ser juntada. Observe a nomenclatura adequada para cada tipo de arquivo e as características de formatação.A inobservância desses requisitos poderá prejudicar a análise do requerimento.
2. Entre no e-CAC, usando o seu certificado digital e escolha a opção "Legislação e Processo". Use a opção "Consulta a Processo Digital" e, então, escolha "Solicitação de Juntada de Documentos".
3.Siga as instruções apresentadas para a Solicitação de Juntada de Documentos.
Alternativamente, a solicitação de juntada poderá ser feita por procurador constituído mediante "Procuração para o Portal e-CAC", com opção "processos digitais". Neste caso, a procuração deverá permitir o acesso aos dossiês desejados.

Solicitando a juntada de documentos em Unidades de Atendimento

Os interessados poderão, também, solicitar a juntada de documentos a dossiê digital de atendimento.
Para isso, os arquivos deverão ser validados por meio do Sistema Validador de Arquivos (SVA).
Siga as instruções abaixo antes de dirigir-se a uma Unidade de Atendimento :
1. Digitalize toda a documentação, organize e nomeie os arquivos conforme a nomenclatura aplicada a cada tipo de documento.
 2. Grave todos os arquivos em uma pasta específica.
 3. Para validar os arquivos utilize o programa SVA
 3.1 Abra o SVA, vá à opção "Outros Arquivos – Autenticação de Arquivos" e clique em "Avançar".
 3.2 Escolha a opção "Adic. Pastas" e adicione a pasta na qual os arquivos estão gravados.
 3.3 Clique em "Prosseguir" e, então, em "Recibo de Entrega".
 3.4 Em “Informações Complementares”, informe o número do e-Processo ou e-Dossiê ao qual pretenda solicitar a juntada dos documentos. Se não houver e-Processo ou e-Dossiê formado, deixe o campo em branco. Clique em "Ok". 
3.5 Na janela seguinte, "Servidor responsável pela autenticação dos Arquivos", clique em "Cancelar".
3.6 Visualize o Recibo de Entrega de Arquivos Digitais (Read).
 4. Assine o Read com uso de certificado digital ICP-Brasil ou imprima-o e assine-o manualmente. Neste caso, digitalize o Read após assinado.
5. Copie a pasta com os arquivos validados para um dispositivo móvel de armazenamento. adequado (Instrução Normativa RFB nº 1.412 de 2013)
6. Copie o arquivo do Read digitalizado para o mesmo dispositivo móvel de armazenamento.
7. Para agilizar a conferência e abreviar o atendimento, mantenha o Read fora da pasta na qual se encontram os arquivos validados.
8. Apresente o dispositivo móvel de armazenamento em uma unidade de atendimento da Receita Federal.
Importante: Após validados, os arquivos não poderão ser mais modificados, pois isso invalidará o Read e o processo terá que ser reiniciado.
Se o signatário do Read não for o próprio interessado ou seu representante legal, deverá constar da documentação apresentada, documentos que comprovem a outorga de poderes, bem como os documentos que permitam a correta identificação e qualificação de outorgante e outorgado.

Acompanhar a Análise do Serviço Solicitado por Dossiê de Atendimento

Como importante medida de transparência, a Receita Federal disponibiliza ao interessado que possua certificado digital o acesso ao conteúdo integral do dossiê digital de atendimento, onde poderá conhecer os despachos e decisões proferidas.
Para ter acesso ao inteiro teor do dossiê digital de atendimento, entre no e-CAC usando seu certificado digital.
O interessado deve verificar, periodicamente, sua caixa postal no e-CAC, pois podem haver mensagens importantes relativas ao serviço solicitado em dossiê digital de atendimento.
iços e Documentação Necessária para Entrega de Documentação Digital.

Serviços: Formulários e Documentação Necessária

1. Solicitar Abertura de Dossiê Digital de Atendimento (Sodea); 
2. Formulário de Solicitação de Abertura de Dossiê Digital de Atendimento (Sodea); 
3. Apresentar impugnações, recursos e manifestações de inconformidade;
4. Petição (sugestão de modelos).

Documentos que fundamentam o direito pleiteado

Repetro: Habilitação    
1. Formulário de Requerimento de Habilitação no Repetro, conforme modelo constante do anexo II da IN RFB nº 1.415,de 4 de dezembro de 2013.
2. Sistema próprio de controle informatizado do regime que possibilite o acompanhamento da aplicação do Repetro, bem como da utilização dos bens na atividade para a qual foram admitidos.
3. Comprovação de que a operadora seja contratada pela União sob o regime de concessão, autorização, cessão ou partilha de produção
Repetro: Admissão Temporária       
 1. Formulário de Requerimento de Admissão Temporária
• Conhecimento de carga ou documento equivalente;
• Romaneio de carga (packing list), quando aplicável;
• Documento comprobatório da respectiva garantia prestada, quando exigível;
• Declaração de exportação, quando se tratar de bens de fabricação nacional, exportados, sem que tenha ocorrido a sua saída do território aduaneiro;
• Contrato de afretamento, arrendamento operacional, aluguel ou empréstimo dos bens a serem admitidos no regime, ou fatura pro forma, na hipótese de operação realizada entre empresa controladora e controlada, ou com subsidiária, com a indicação da respectiva natureza da cessão;
• Resumo de Contrato;
• ADE de habilitação ao Repetro;
• Fatura comercial, assinada pelo exportador;
• Documentos exigidos em decorrência de acordos internacionais ou de legislação específica;
• Extrato da DI;
Repetro: Prorrogação do Prazo de Vigência       
Documento de renovação, substituição ou complementação da garantia, quando exigível
• ADE de habilitação ao Repetro vigente à data da formalização do pedido de prorrogação;
• Aditivo ou novo contrato de afretamento, arrendamento operacional, aluguel ou empréstimo, sempre que houver alteração no contrato apresentado na concessão do regime;
• Novo Resumo de Contrato, sempre que houver alteração do contrato de prestação de serviços ou de afretamento por tempo. 
Repetro: Comunicação de Uso Compartilhado de Bens            
Relação de bens
• Resumo de Contrato relativo ao novo contrato a ser atendido;
• ADE de habilitação, quando se tratar de atendimento a outra operadora.
Repetro: Comunicação de Transferência de Bens.   
Relação de bens
• Documento de renovação, substituição ou complementação da garantia, quando exigível;
• Dados da nova embarcação ou plataforma a que o bem se vinculará. 
Repetro: Recurso Contra Inabilitação no Repetro         
 Petição (sugestão de modelos)
• Documentos que fundamentam o direito pleiteado.
Opção Regime Especial de Tributação (RET) aplicável às incorporações imobiliárias, instituído pelo art. 1º da Lei nº 10.931, de 2004.
• Termo de Opção pelo Regime Especial de Tributação;
• Termo de constituição de patrimônio de afetação da incorporação, firmado pelo incorporador e, quando for o caso, também pelos titulares de direitos reais de aquisição, e averbado no Cartório de Registro de Imóveis.
Registro especial de produtores, engarrafadores, cooperativas de produtores, estabelecimentos comerciais atacadistas e importadores de bebidas alcoólicas.

Requerimento do registro

 Requerimento de registro especial;
• Documentação exigida pelo art. 4º da IN RFB nº 1.432, de 2013.
Registro especial de produtores, engarrafadores, cooperativas de produtores, estabelecimentos comerciais atacadistas e importadores de bebidas alcoólicas.

Recurso do indeferimento do registro especial  

• Petição (sugestão de modelos);
• Documentos que fundamentam o direito pleiteado.
Obs.: o recurso deverá ser juntado ao dossiê digital de atendimento em que o ato de indeferimento tiver sido proferido.
Registro especial de produtores, engarrafadores, cooperativas de produtores, estabelecimentos comerciais atacadistas e importadores de bebidas alcoólicas
Comunicação de alteração nos elementos constantes do art. 4º da IN RFB nº 1.432, de 2013.    
• Petição (sugestão de modelos);
• Documentos que comprovem as alterações dos elementos constantes do art. 4º da IN RFB nº 1.432, de 2013.
Habilitação ao gozo dos benefícios fiscais referentes à “Rio 2016”.

Requerimento de habilitação         

• Requerimento de Habilitação de Pessoa Jurídica;
• Documentação exigida pela IN RFB nº 1.335, de 2013.
Habilitação ao gozo dos benefícios fiscais referentes à “Rio 2016”.

Recurso do indeferimento do pedido de habilitação               

• Petição (sugestão de modelos);
• Documentos que fundamentam o direito pleiteado.
Obs.: o recurso deverá ser juntado ao dossiê digital de atendimento em que foi solicitada a habilitação.
Habilitação ao gozo dos benefícios fiscais referentes à “Rio 2016”.

Pedido de cancelamento de habilitação    

• Petição (sugestão de modelos);
• Documentos que fundamentam o direito pleiteado.
Obs.: o recurso deverá ser juntado ao dossiê digital de atendimento em que foi solicitada a habilitação.
Habilitação ao gozo dos benefícios fiscais referentes à “Rio 2016”.

Recurso do cancelamento de ofício habilitação      

• Petição (sugestão de modelos);
• Documento que fundamenta o direito pleiteado.
Obs.: o recurso deverá ser juntado ao dossiê digital de atendimento em que foi solicitada a habilitação.

Recine: Habilitação

Solicitar habilitação no Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica (Recine).
• Formulário Solicitação de Habilitação do Recine;
• Relação Complementar de Pessoas Relacionadas;
• Inscrição do empresário no registro público de empresas mercantis ou do contrato de sociedade em vigor, devidamente registrado;
• No caso de sociedade empresária constituída como sociedade por ações, dos documentos que atestem o mandato de seus administradores;
• Cópia do Ato publicado pela Ancine de credenciamento do projeto apresentado pela requerente.
Obs.: os formulários e documentos deverão ser apresentados à Ancine, quando da submissão do projeto audiovisual, que os encaminhará à Receita Federal após a aprovação do projeto. A Receita Federal não receberá diretamente pedidos de habilitação no Recine.

Retid: Regime Especial Tributário Indústria de Defesa 

• Formulário de Requerimento de Habilitação ao Retid;
• Relação Complementar de Pessoas Relacionadas;
• Documentos que deverão acompanhar o Formulário.
- Comprovante de inscrição do empresário no registro público de empresas mercantis ou contrato de sociedade em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedade empresária;
- No caso de sociedade empresária constituída como sociedade por ações, documentos que atestem o mandato de seus administradores;

- Cópia do ato que comprove o credenciamento da pessoa jurídica por órgão competente do Ministério da Defesa.

Nenhum comentário :

Postar um comentário