Definição
O fluxo de materiais eficiente é
muito importante para que as empresas entreguem seus produtos no momento, na
qualidade, na quantidade, no preço e no lugar certo ou seja, a essência do
conceito de logística. Fluxo de material é definido como "a parte da
cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo eficiente e
armazenamento de bens, serviços e informações relacionadas desde o ponto de
origem para ponto de consumo, a fim de atender às exigências dos
clientes". Gestão de Materiais é um subconjunto da logística e ofertas com
que o fluxo que inclui a administração de matérias-primas, peças, subconjuntos
manufaturados, embalagem, materiais em processo e inventário. O principal
objetivo da gestão de materiais é "para resolver os problemas de um total
ponto de vista da empresa, coordenando o desempenho dos vários materiais,
fornecendo uma rede de comunicação, e controle do fluxo". Este objetivo
varia muito com o objetivo geral da maioria das empresas, ao qual é de se
manter competitivo, aumentar a rentabilidade e aumentar retorno dos
investimentos.
Administração e Controle do Fluxo
Tal como acontece com
muitas outras funções dentro de uma empresa de gestão de materiais é necessário
ser bem controlada e administrada. Assim, as empresas precisam identificar o
seu nível de Serviço. O nível de Serviço pode ser medido de muitas diferentes
maneiras. No entanto, quando se trata de medir empresas de gestão de materiais
deve se observar aspectos como os níveis de serviços, inventário, preço de
aquisição, níveis de qualidade e custos operacionais.
Os níveis de serviço
podem ser medidos utilizando métodos tais como:
• O tempo de ciclo do
pedido para cada fornecedor.
• Variabilidade no
tempo de fim de ciclo para cada fornecedor.
• Taxa de atendimento
de pedido para cada fornecedor.
• Percentagem de
pedidos de cada fornecedor que está em atraso.
• Percentual de
ordens de produção não preenchidos na hora.
• Número de faltas de
estoque resultantes de atrasos nas entregas de suprimentos.
• Número de atrasos
de produção causados por materiais que são fora de estoque.
Ao usar esses métodos
para medição, as empresas serão capazes de obter uma imagem de o quão bem os seus
fornecedores estão mantendo as entregas. Fornecedores que não tem um bom
desempenho podem ser excluídos e o nível de serviço total pode ser aumentado.
Inventário deve ser medido e controlado de perto, porque o que deixa de ser
feito afeta diretamente o nível de desempenho e também afeta o custo da
empresa. Aumentar o nível de inventário é caro, mas em muitos casos, uma
necessidade. Escolher minimizar ou não manter estoques de tudo podem aumentar o
preço de compra de materiais, aumentar o transporte, os custos e podem levar a
uma paralisação do trabalho.
Abaixo segue medidas
sobre a forma de controle inventário, por meio de:
• A quantidade de
obsolescência.
• A comparação dos
níveis de estoques reais com níveis pretendidos.
• Comparação de taxas
de rotatividade de inventário com dados de períodos anteriores.
• Percentagem de
faltas de estoque causada por decisões de compras indevidas.
• O número de atrasos
de produção causados por decisões de compras indevidas.
Medidas do nível de
preços dos materiais, de acordo com Stock e Lambert, incluem ganhos e perdas
resultantes de compra futuras em comparação aos preços pagos nos itens
principais sobre vários períodos de tempo, e uma comparação de preços reais
pagos para materiais com preço esperado. O controle de qualidade é outra
questão importante na área de gestão de materiais. Ao controlar a qualidade as
empresas podem, por exemplo, observar o número de falhas do produto causadas
por defeitos materiais e a porcentagem de materiais rejeitados por embarques de
cada fornecedores. Quando estas, ou pelo menos algumas destas medidas de gestão
de materiais foram estabelecidas, o resultado deve ser relatado para a gestão,
a fim de avaliar e tomar as ações apropriadas. As ações devem ser tomadas para
que o principal objetivo da administração de materiais possa ser alcançado.
Isto é, “resolver os problemas de um ponto de vista total da empresa,
coordenando desempenho das várias funções, proporcionando uma rede de
comunicação, e controlar o fluxo de materiais”. Os relatórios que são a base
para as decisões da administração devem incluir os mercados, condições
econômicas, desempenho dos preços, investimento em estoque, alterações nas
compras, eficácia das operações que afetam administração e atividades
financeiras.
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