terça-feira, 6 de maio de 2014

Fluxo de Materiais


Definição
O fluxo de materiais eficiente é muito importante para que as empresas entreguem seus produtos no momento, na qualidade, na quantidade, no preço e no lugar certo ou seja, a essência do conceito de logística. Fluxo de material é definido como "a parte da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo eficiente e armazenamento de bens, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem para ponto de consumo, a fim de atender às exigências dos clientes". Gestão de Materiais é um subconjunto da logística e ofertas com que o fluxo que inclui a administração de matérias-primas, peças, subconjuntos manufaturados, embalagem, materiais em processo e inventário. O principal objetivo da gestão de materiais é "para resolver os problemas de um total ponto de vista da empresa, coordenando o desempenho dos vários materiais, fornecendo uma rede de comunicação, e controle do fluxo". Este objetivo varia muito com o objetivo geral da maioria das empresas, ao qual é de se manter competitivo, aumentar a rentabilidade e aumentar retorno dos investimentos.
Administração e Controle do Fluxo
Tal como acontece com muitas outras funções dentro de uma empresa de gestão de materiais é necessário ser bem controlada e administrada. Assim, as empresas precisam identificar o seu nível de Serviço. O nível de Serviço pode ser medido de muitas diferentes maneiras. No entanto, quando se trata de medir empresas de gestão de materiais deve se observar aspectos como os níveis de serviços, inventário, preço de aquisição, níveis de qualidade e custos operacionais.
Os níveis de serviço podem ser medidos utilizando métodos tais como:
• O tempo de ciclo do pedido para cada fornecedor.
• Variabilidade no tempo de fim de ciclo para cada fornecedor.
• Taxa de atendimento de pedido para cada fornecedor.
• Percentagem de pedidos de cada fornecedor que está em atraso.
• Percentual de ordens de produção não preenchidos na hora.
• Número de faltas de estoque resultantes de atrasos nas entregas de suprimentos.
• Número de atrasos de produção causados ​​por materiais que são fora de estoque.
Ao usar esses métodos para medição, as empresas serão capazes de obter uma imagem de o quão bem os seus fornecedores estão mantendo as entregas. Fornecedores que não tem um bom desempenho podem ser excluídos e o nível de serviço total pode ser aumentado. Inventário deve ser medido e controlado de perto, porque o que deixa de ser feito afeta diretamente o nível de desempenho e também afeta o custo da empresa. Aumentar o nível de inventário é caro, mas em muitos casos, uma necessidade. Escolher minimizar ou não manter estoques de tudo podem aumentar o preço de compra de materiais, aumentar o transporte, os custos e podem levar a uma paralisação do trabalho.
Abaixo segue medidas sobre a forma de controle inventário, por meio de:
• A quantidade de obsolescência.
• A comparação dos níveis de estoques reais com níveis pretendidos.
• Comparação de taxas de rotatividade de inventário com dados de períodos anteriores.
• Percentagem de faltas de estoque causada por decisões de compras indevidas.
• O número de atrasos de produção causados ​​por decisões de compras indevidas.
Medidas do nível de preços dos materiais, de acordo com Stock e Lambert, incluem ganhos e perdas resultantes de compra futuras em comparação aos preços pagos nos itens principais sobre vários períodos de tempo, e uma comparação de preços reais pagos para materiais com preço esperado. O controle de qualidade é outra questão importante na área de gestão de materiais. Ao controlar a qualidade as empresas podem, por exemplo, observar o número de falhas do produto causadas por defeitos materiais e a porcentagem de materiais rejeitados por embarques de cada fornecedores. Quando estas, ou pelo menos algumas destas medidas de gestão de materiais foram estabelecidas, o resultado deve ser relatado para a gestão, a fim de avaliar e tomar as ações apropriadas. As ações devem ser tomadas para que o principal objetivo da administração de materiais possa ser alcançado. Isto é, “resolver os problemas de um ponto de vista total da empresa, coordenando desempenho das várias funções, proporcionando uma rede de comunicação, e controlar o fluxo de materiais”. Os relatórios que são a base para as decisões da administração devem incluir os mercados, condições econômicas, desempenho dos preços, investimento em estoque, alterações nas compras, eficácia das operações que afetam administração e atividades financeiras.

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